Skip to PREreview

PREreview of TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CIENTOMÉTRICA (2013-2022)

Published
DOI
10.5281/zenodo.13894395
License
CC BY 4.0

Contextualização do Review

Este review faz parte de uma atividade do mestrado, cujo objetivo é realizar uma avaliação construtiva de um preprint, conforme um roteiro de avaliação.

Título

O título reflete o conteúdo do trabalho e está totalmente alinhado com a proposta da pesquisa. Ele apresenta de maneira clara e concisa o escopo do estudo (teses e dissertações brasileiras entre 2013 e 2022), o tema (internacionalização do ensino superior) e o método utilizado (análise cientométrica).

Resumo e Abstract

O resumo contempla adequadamente os passos do planejamento da pesquisa, incluindo os objetivos do estudo, o método que foi utilizado (análise cientométrica), os principais resultados encontrados (quatro agendas de pesquisa: políticas educacionais e ensino na pós-graduação, gestão e planejamento institucional, língua estrangeira e colonialidade, políticas governamentais e produção acadêmica) e as conclusões. Além disso, o resumo sintetiza o conteúdo do artigo, fornecendo uma visão clara ao leitor sobre o escopo e descobertas da pesquisa.

Palavras-chave (Keywords)

As palavras-chave escolhidas refletem os temas abordados no artigo. São utilizados termos equivalentes ao tema e título, como "internacionalização do ensino superior" e "cientometria".

Introdução

A introdução oferece uma base sólida sobre a internacionalização do ensino superior. O tema é especificado, sendo apresentada a importância do estudo de maneira objetiva. Os objetivos identificados são: analisar a produção acadêmica sobre internacionalização do ensino superior no Brasil, identificar os temas predominantes e analisar as dimensões geográficas e institucionais.

Procedimentos Experimentais (Método)

Os procedimentos foram bem delineados, com o método cientométrico coerente com a questão da pesquisa. Dentro dos critérios estabelecidos (teses e dissertações defendidas no período de 2013 a 2022 sobre o tema), todos os registros disponíveis foram incluídos, caracterizando uma análise exaustiva da população, e não de uma amostra. Ficou claro como foram estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados foi feita utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A análise envolveu o uso de estatística descritiva e análise de redes temáticas através do software Gephi. Os dados utilizados eram públicos (base de dados da CAPES), sendo assim não há menção à necessidade de aprovação em um Comitê de Ética.

Discussão

A discussão está em consonância com os resultados apresentados e serve como fundamentação para as conclusões do estudo. Uma limitação do estudo que pode ser observada na leitura é a falta de padronização dos termos utilizados pelos autores das teses e dissertações, o que dificulta a comparabilidade dos temas, embora os autores tenham utilizado medidas para lidar com a limitação (como o uso do software OpenRefine e a triagem manual). Além disso, o uso exclusivo de teses e dissertações exclui outras formas relevantes de produção acadêmica, o que pode reduzir a diversidade dos resultados obtidos.

Conclusões ou Considerações Finais

As conclusões sintetizam bem os achados, destacando as quatro agendas de pesquisa identificadas e as áreas de concentração geográfica da produção acadêmica. Elas são coerentes com a proposta do estudo e ressaltam as contribuições para a área da internacionalização do ensino superior, trazendo novidades como o uso da análise cientométrica com técnicas de análise de redes, enriquecendo o campo de estudo.

Referências

As referências aparentam ser adequadas, sendo compostas de uma boa quantidade de fontes recentes. Há também estudos tanto nacionais como internacionais, o que demonstra uma preocupação em contextualizar a pesquisa no cenário global.

Competing interests

The author declares that they have no competing interests.

Competing interests

The author declares that they have no competing interests.