Skip to main content

Write a PREreview

Análise de Rede da “Confederação do Equador”: Origens do Federalismo no Brasil a partir de <i>O Typhis</i> de Frei Caneca

Posted
Server
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.15155

Este artigo analisa a rede federalista que culminou na Confederação do Equador (1824) mediante Análise de Rede Social (ARS) aplicada à revista O Typhis Pernambucano, editada por Frei Caneca (1823-1824). O artigo reconstrói o movimento com métricas que revelam uma rede bipolar — comunidade federalista versus imperial — com alta coesão interna no bloco nordestino, mas baixa capacidade de construir pontes externas. A triangulação com publicações da época, O Spectador Brasileiro e Diário Fluminense, confirma que o colapso do núcleo federalista decorreu das vulnerabilidades estruturais da rede. A pesquisa consagra O Typhis como registro e infraestrutura da mobilização federalista, revelando a imprensa como um mecanismo de criação de redes de resistência e difusão de novas ideologias.

You can write a PREreview of Análise de Rede da “Confederação do Equador”: Origens do Federalismo no Brasil a partir de <i>O Typhis</i> de Frei Caneca. A PREreview is a review of a preprint and can vary from a few sentences to a lengthy report, similar to a journal-organized peer-review report.

Before you start

We will ask you to log in with your ORCID iD. If you don’t have an iD, you can create one.

What is an ORCID iD?

An ORCID iD is a unique identifier that distinguishes you from everyone with the same or similar name.

Start now