Saltar al contenido principal

Escribe una PREreview

Análise de Rede da “Confederação do Equador”: Origens do Federalismo no Brasil a partir de <i>O Typhis</i> de Frei Caneca

Publicada
Servidor
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.15155

Este artigo analisa a rede federalista que culminou na Confederação do Equador (1824) mediante Análise de Rede Social (ARS) aplicada à revista O Typhis Pernambucano, editada por Frei Caneca (1823-1824). O artigo reconstrói o movimento com métricas que revelam uma rede bipolar — comunidade federalista versus imperial — com alta coesão interna no bloco nordestino, mas baixa capacidade de construir pontes externas. A triangulação com publicações da época, O Spectador Brasileiro e Diário Fluminense, confirma que o colapso do núcleo federalista decorreu das vulnerabilidades estruturais da rede. A pesquisa consagra O Typhis como registro e infraestrutura da mobilização federalista, revelando a imprensa como um mecanismo de criação de redes de resistência e difusão de novas ideologias.

Puedes escribir una PREreview de Análise de Rede da “Confederação do Equador”: Origens do Federalismo no Brasil a partir de <i>O Typhis</i> de Frei Caneca. Una PREreview es una revisión de un preprint y puede variar desde unas pocas oraciones hasta un extenso informe, similar a un informe de revisión por pares organizado por una revista.

Antes de comenzar

Te pediremos que inicies sesión con tu ORCID iD. Si no tienes un iD, puedes crear uno.

¿Qué es un ORCID iD?

Un ORCID iD es un identificador único que te distingue de otros/as con tu mismo nombre o uno similar.

Comenzar ahora