Saltar al contenido principal

Escribe una PREreview

EMPREENDEDORES DOS ESPAÇOS PÚBLICOS: ESTRATÉGIAS DE USO, MERCADORIZAÇÃO E CONSUMO EM FEIRAS GASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA CIDADE DE SALVADOR

Publicada
Servidor
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.9975

Este artigo analisa as formas de apropriação dos espaços públicos de Salvador a partir das feiras gastronômicas e culturais, “A Feira da Cidade” e “Salvador Boa Praça”. Considerando que elas atraem um considerável público e se apropriam das praças, parques e largos da cidade, engendrando um processo de mercantilização que utiliza, especialmente, as táticas (De Certeau, 1988) e sentidos da “economia criativa” e do empreendedorismo, buscou-se compreender a possibilidade dessas ações estarem estabelecendo uma racionalidade neoliberal sobre os espaços públicos, reconfigurando as relações sociais e intersubjetividades (Dardot; Laval, 2016). Para isso, executou-se pesquisas bibliográficas – com a construção de modelo de análise –, observações diretas e participantes, geração de dados em meios digitais com auxílio de técnicas de WebScraping (Fernandes, 2017) e, por fim, a análise qualitativa com o software Atlas.ti. Os resultados indicam que essa racionalidade permeia não apenas mercados e empresas, mas também as práticas individuais e os usos urbanos. Observa-se uma predominância desses eventos em bairros de classe média/alta, com curadorias que alinham produtos e atrações aos consumidores “desejados”, funcionando também como incubadoras de novos empreendimentos. De maneira que as feiras transformam os espaços em lócus de empreendedorismo e mercantilização, reconstruindo interações sociais e convertendo cidadãos em consumidores e empreendedores. As empresas, por seu turno, veem um potencial econômico, aderindo à lógica proposta. No entanto, as práticas empreendidas tendem a excluir a heterogeneidade do público e são marcadas pela mercadorização da cidade, refletindo uma lógica neoliberal que influencia a organização social e econômica do meio urbano.

Puedes escribir una PREreview de EMPREENDEDORES DOS ESPAÇOS PÚBLICOS: ESTRATÉGIAS DE USO, MERCADORIZAÇÃO E CONSUMO EM FEIRAS GASTRONÔMICAS E CULTURAIS NA CIDADE DE SALVADOR. Una PREreview es una revisión de un preprint y puede variar desde unas pocas oraciones hasta un extenso informe, similar a un informe de revisión por pares organizado por una revista.

Antes de comenzar

Te pediremos que inicies sesión con tu ORCID iD. Si no tienes un iD, puedes crear uno.

¿Qué es un ORCID iD?

Un ORCID iD es un identificador único que te distingue de otros/as con tu mismo nombre o uno similar.

Comenzar ahora