Saltar al contenido principal

Escribe una PREreview

A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA DO FASCISMO NO AMBIENTE DIGITAL: AS MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS E POLÍTICO-DISCURSIVAS DA FRENTE INTEGRALISTA BRASILEIRA E DO MOVIMENTO INTEGRALISTA E LINEARISTA BRASILEIRA

Publicada
Servidor
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.9909

Este artigo se propôs a analisar comparativamente como dois movimentos neofascistas, que rivalizam pela legitimidade do legado integralista - a Frente Integralista Brasileira (FIB) e o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro (MIL-B) - reconstituem a memória do integralismo histórico e do nazifascismo no ambiente digital. Como aporte teórico-metodológico, foram mobilizadas ferramentas de análise das áreas das ciências sociais, da filosofia estética e da política linguística para nos auxiliar na compreensão das expressões estéticas e político-discursivas dos grupos em plataformas digitais. Essa análise comparativa, tendo como recorte o problema da memória, revela compatibilidades e diferenças em relação às configurações ideológicas e às estratégias políticas dos movimentos neointegralistas. Sistematizamos a análise a partir de três temáticas: a) nostalgia do Chefe Integralista, b) simbologias e c) referências ao nazifascismo e ao antissemitismo. A evocação nostálgica da memória do líder integralista, Plínio Salgado, é fundamental para ambos os grupos, aproximando as mobilizações dos trabalhos de memória desses movimentos rivais. A disseminação de simbologias demarca uma das maiores diferenças entre os movimentos, isto é, a proposta conservadora da FIB versus a proposta original do MIL-B. A forma como os grupos reconstituem a memória do nazifascismo e do antissemitismo revela outra diferença crucial: enquanto a FIB recusa o nazifascismo e o antissemitismo pela via da reconstrução e do “esquecimento” da memória da corrente integralista antissemita liderada por Gustavo Barroso, o MIL-B admite o movimento como fascista e adere ao antissemitismo aproximando-se da corrente integralista antissemita barrosiana.  

Puedes escribir una PREreview de A RECONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA DO FASCISMO NO AMBIENTE DIGITAL: AS MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS E POLÍTICO-DISCURSIVAS DA FRENTE INTEGRALISTA BRASILEIRA E DO MOVIMENTO INTEGRALISTA E LINEARISTA BRASILEIRA. Una PREreview es una revisión de un preprint y puede variar desde unas pocas oraciones hasta un extenso informe, similar a un informe de revisión por pares organizado por una revista.

Antes de comenzar

Te pediremos que inicies sesión con tu ORCID iD. Si no tienes un iD, puedes crear uno.

¿Qué es un ORCID iD?

Un ORCID iD es un identificador único que te distingue de otros/as con tu mismo nombre o uno similar.

Comenzar ahora