Skip to main content

Write a PREreview

RESPOSTAS TECIDUAIS E PADRÃO DE CICATRIZAÇÃO DE DEFEITOS PERIOSTAIS NA CALVÁRIA ENTRE DOIS TIPOS DE MEMBRANAS PRODUZIDAS POR MEIO DE BIOENGENHARIA: ESTUDO EM COELHOS

Posted
Server
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.4328

Introdução: Simultaneamente ao desenvolvimento de novos biomateriais, abundantes modalidades cirúrgicas têm sido propostas, com a finalidade de promover adequada regeneração de defeitos ósseos, sem proporcionar 2 fenestrações ou deiscências. Entre as técnicas regenerativas atualmente aceitas para este propósito, destaca-se a regeneração tecidual guiada (RTG). Objetivo: Avaliar o padrão de cicatrização e a resposta histológica do organismo frente à inserção de uma membrana a base de gelatina tipo A, e compará-la com membrana comercial. Métodos: Foram selecionadas 15 coelhas adultas. Na região parietal da calvária foram realizados retalhos para criação de uma bolsa supraperiostal e implantação de 2 tipos de membranas reabsorvíveis: membrana Marquette e membrana Bio-Gide®. Após o procedimento cirúrgico os animais foram alocados em 3 grupos randomicamente selecionados (n=5) para o período de eutanásia, que ocorreu em 2, 4 e 6 semanas pós-operatórias. Posteriormente, as áreas da calvária foram removidas e coradas por H&E e analisadas para averiguar formação de periósteo, infiltrado inflamatório na área de inserção de membrana, degradação/reabsorção da membrana, e fibrose perimembranar. Resultados: Ao redor da membrana Bio-Gide® ocorreu discreta infiltração inflamatória e a membrana sofreu reabsorção ao decorrer do período pósoperatório com reconstrução de periósteo prevalentemente de caráter fibroso. A membrana Marquette também não desencadeou importante reação inflamatória. Contudo, não foi verificada reabsorção significativa durante o período, também ocorreu significante formação de cápsula fibrosa cerceando toda área membranar. Conclusão: A membrana Marquette produz reação de isolamento tecidual, minimizando a formação periostal ao mesmo tempo que não proporciona sua degradação.

You can write a PREreview of RESPOSTAS TECIDUAIS E PADRÃO DE CICATRIZAÇÃO DE DEFEITOS PERIOSTAIS NA CALVÁRIA ENTRE DOIS TIPOS DE MEMBRANAS PRODUZIDAS POR MEIO DE BIOENGENHARIA: ESTUDO EM COELHOS. A PREreview is a review of a preprint and can vary from a few sentences to a lengthy report, similar to a journal-organized peer-review report.

Before you start

We will ask you to log in with your ORCID iD. If you don’t have an iD, you can create one.

What is an ORCID iD?

An ORCID iD is a unique identifier that distinguishes you from everyone with the same or similar name.

Start now