Skip to main content

Write a PREreview

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Schinus terebinthifolia Raddi METRONIDAZOL, CLINDAMICINA E CONTRA Lactobacillus gassari Lauer and Kandler, IN VITRO, E SUAS IMPLICAÇÕES NA VAGINOSE BACTERIANA RECIDIVANTE

Posted
Server
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.9665

A vaginose bacteriana (VB) é muito prevalente e é a causa mais comum de corrimento vaginal em todo o mundo. Trata-se de uma disbiose resultante da substituição dos lactobacilos produtores de peróxido de hidrogênio e ácido lático por bactérias anaeróbicas em altas concentrações, incluindo Gardnerella vaginalis, Prevotella, Mobiluncus, Atopobium e outros anaeróbios. A VB pode ser autodiagnosticada, quando a paciente apresenta a sintomatologia clássica, ou clínica e laboratorialmente obedecendo aos critérios de Amsel ou pela determinação do escore de Nugent. Os tratamentos recomendados para a VB são o Metronidazol, o Secnidazol e o Tinidazol por via oral, bem como o metronidazol gel, a clindamicina creme e o gel de S. terebinthifolia Raddi por via vaginal. O presente estudo teve por objetivo determinar a capacidade da Clindamicina creme vaginal, do Metronidazol gel vaginal e do S. terebinthifolia Raddi gel vaginal em inibir o crescimento ou preservar a população dos microrganismos Lactobacillus gasseri ATCC 19992 in vitro. A metodologia utilizada foi de perfuração em placa, formando poços de 6mm, onde as amostras foram inoculadas. As placas foram incubadas por 48 horas à temperatura de 30°C. A análise visual das placas, após o período de incubação, evidenciou que L. gasseri é resistente ao gel vaginal de S. terenbithifolia Raddi gel, uma vez que não foi observado qualquer halo de inibição. Contudo, L. gasseri foi moderadamente susceptível ao gel vaginal de Metronidazol e altamente sensível ao creme vaginal de Clindamicina. Como os lactobacilos, dos quais se destaca L. gasseri, representam acima de 95% dos microrganismos que habitam o meio vaginal, mantendo a higidez desse microbioma, a ação da Clindamicina e do Metronidazol pode levar ao desequilíbrio da microbiota vaginal, permitindo as recidivas quando esses agentes terapêuticos são usados para o tratamento da VB.

You can write a PREreview of ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Schinus terebinthifolia Raddi METRONIDAZOL, CLINDAMICINA E CONTRA Lactobacillus gassari Lauer and Kandler, IN VITRO, E SUAS IMPLICAÇÕES NA VAGINOSE BACTERIANA RECIDIVANTE. A PREreview is a review of a preprint and can vary from a few sentences to a lengthy report, similar to a journal-organized peer-review report.

Before you start

We will ask you to log in with your ORCID iD. If you don’t have an iD, you can create one.

What is an ORCID iD?

An ORCID iD is a unique identifier that distinguishes you from everyone with the same or similar name.

Start now