Skip to main content

Write a PREreview

USO DE MEMBRANA AMNIÓTICA HUMANA DESCELULARIZADA EM ANASTOMOSES INTESTINAIS: ESTUDO EM RATOS TRATADOS COM 5-FLUOROURACIL

Posted
Server
SciELO Preprints
DOI
10.1590/scielopreprints.4505

Introdução: Atualmente emerge em nosso meio aplicações mais relevantes dos derivados perinatais, por exemplo, a membrana amniótica (MA), como fonte de biomateriais para emprego em diferentes processos cicatriciais. O comprometimento anastomótico por drogas antimetabólicas como o 5-fluorouracil (5-FU) é um potencial alvo da MA. Objetivo: Avaliar os efeitos cicatriciais do uso da MA em ratos tratados com 5-FU na dose de 20 mg/kg ao 7º. dia de evolução pós-operatória quanto aos parâmetros porcentagem de colágeno tipo I (maduro), viabilidade celular, densidade microvascular e formação do tecido de granulação. Método: Utilizaram-se 32 ratos da linhagem Wistar submetidos à colotomia e colorrafia separados em 4 grupos com 8 e receberam diferentes tratamentos diariamente por via intraperitoneal até o dia do sacrifício: Solução fisiológica (C), 20  mg/kg 5-FU, 20 mg/kg 5-FU e MA, MA. Resultados: O tratamento com 20 mg/kg de 5-FU, ao 7º. dia pós-operatório induziu efeitos adversos no processo cicatricial anastomótico evidenciados pela diminuição da porcentagem de colágeno tipo I (maduro), da viabilidade celular, da densidade microvascular, da formação de crosta fibrinoleucocitária e da proliferação angiofibroblástica; o uso da MA nestas condições induziu melhora da porcentagem de colágeno tipo I (maduro). Conclusão: O tratamento com 20 mg/kg de 5-FU, ao 7º. dia pós-operatório induziu efeitos adversos no processo cicatricial anastomótico e o uso da MA nestas condições induziu melhora da porcentagem de colágeno tipo I (maduro).

You can write a PREreview of USO DE MEMBRANA AMNIÓTICA HUMANA DESCELULARIZADA EM ANASTOMOSES INTESTINAIS: ESTUDO EM RATOS TRATADOS COM 5-FLUOROURACIL. A PREreview is a review of a preprint and can vary from a few sentences to a lengthy report, similar to a journal-organized peer-review report.

Before you start

We will ask you to log in with your ORCID iD. If you don’t have an iD, you can create one.

What is an ORCID iD?

An ORCID iD is a unique identifier that distinguishes you from everyone with the same or similar name.

Start now